segunda-feira, 29 de abril de 2019


5 dicas para conservação de alimentos que precisam de refrigeração
➡️1️⃣GELADEIRA
Essa sem duvidas é a melhor alternativa caseira de refrigeração. Conseguimos armazenar os alimentos perecíveis, que são consumidos em um prazo curto de tempo, variando entre 7 a 15 dias. Por isso, o ideal é armazenar dentro das geladeiras produtos como carnes já temperadas para o uso, laticínios, molhos, alimentos já preparados, não se esquecendo de consumi-los dentro do prazo estabelecido, evitando assim, o vencimento dentro da própria geladeira.
➡️2️⃣CONGELADOR
Congelar um alimento significa aumentar o tempo de armazenamento do produto para consumo, preservando algumas de suas propriedades, para que ele possa ser consumido em um prazo maior que 7 a 15 dias. Alguns produtos congelados podem aumentar sua validade em até meses. Por isso, congele alimentos crus ou semipreparados, sem tempero, que não serão consumidos imediatamente.
➡️3️⃣DATA DE FABRICAÇÃO DE SEU ALIMENTO
Alimentos prontos refrigerados na temperatura correta podem durar mais ou menos cinco dias dentro da geladeira sem estragar. Para certificar-se que seu alimento está vencendo ou não, memorize ou anote a data de fabricação na vasilha ou no pote em que você vai guardá-lo para refrigeração, dessa maneira fica bem mais fácil aproveitar os alimentos que correm o risco de estragar mais rapidamente na geladeira.
➡️4️⃣TEMPERATURAS
Os padrões de segurança alimentar recomendam que as temperaturas para produtos refrigerados oscilem entre 4 e 6ºC na geladeira, para que não corram o risco de deteriorar. Já os congelados devem chegar em torno de, -18ºC. Qualquer valor diferente desses pode colocar em risco a intangibilidade do produto.
➡️5️⃣DESCONGELANDO
Uma vez que os alimentos são descongelados para consumo, não se recomenda que eles sejam novamente congelados para armazenamento. Isso acontece porque o frio não é capaz de matar as bactérias, simplesmente vedando temporariamente sua ação. Assim, quando um alimento é descongelado, deve ser instantaneamente consumido. Caso haja sobras, o mesmo deve ser armazenado e consumido em até 5 dias.
Agora queremos ouvir sua opinião: você já coloca alguma dessas dicas em prática no seu estabelecimento? Quais alimentos você costuma refrigerar ou congelar?
Compartilhe suas experiências conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário